O ano de 2006 foi marcado por acontecimentos importantes em uma ampla gama de setores, com um foco particular na indústria, setor imobiliário e turismo. Para continuar estimulando um forte e sustentável crescimento econômico, o governo de Abu Dhabi continua privatizando e diversificando os setores de saúde, educação e arte. As universidades de Sorbonne e Nova Iorque serão as próximas metas a serem atingidas. Mas agora, vou falar desse astronômico empreendimento que é Saadiyat Island.
Em sua essência, Saadiyat (em árabe “felicidade“) será uma ilha multifacetada oferecendo uma grande variedade de atrações e será desenvolvida em três fases, com conclusão prevista para 2018. Centros culturais renomados como Guggenheim e Louvre serão algumas das icônicas atrações que fazem parte do projeto. Saadiyat Island será também o único lugar no mundo a hospedar 5 projetos vencedores do Prêmio Pritzker (tipo um Nobel da arquitetura), todos concebidos por ilustres arquitetos, como Lord Norman Foster, Frank Gehry, Jean Nouvel, Zaha Hadid e Andao Tado. ”InchAllah” tudo ficará lindo como na maquete!
Eu visitei a exposição no Emirates Palace Hotel em Abu Dhabi e registrei alguns desses incríveis projetos. Dá uma olhada:

Performing Arts Centre por Zaha Hadid

Guggenheim Abu Dhabi por Frank Gehry… é de cair o queixo não é não???

Zayed National Museuml por Norman Foster - imitam as asas de um falcão – a ave de estimação predileta dos emiratis.

Louvre Abu Dhabi by Jean Nouvel - sua majestosa e aparentemente ‘flutuante’ cúpula de 180m de diâmetro ecoa as grandes cúpulas de design islâmico, inspirado no mushrabiya
Mushrabiya é o nome dado a um tipo peculiar de escultura em madeira, especial para o Oriente árabe usado principalmente para as janelas, permitindo a brisa fresca entrar nas casas no calor do verão.

Maritime Museum por Tadao Ando - brincadeira né??
Para acompanhar a liderança cultural, ambiental e progressiva do querido e já falecido Sheikh Zayed Bin Sultan Al Nahyan e seu legado, um bairro inteiro na ilha Saadiyat será dedicada à cultura e às artes. O objetivo principal do distrito é de estabelecer uma infra-estrutura cultural e artística em Abu Dhabi para educar e inspirar as futuras gerações.
O “masterplan” prevê seis distritos altamente individuais com 29 hotéis, incluindo um resort sete estrelas, três marinas, museus e centros culturais, dois campos de golfe com vista mar, apartamentos e moradias de elite.
Saadiyat fica a 5 minutos do centro de Abu Dhabi, 20 minutos do Aeroporto Internacional de Abu Dhabi e 1 hora de Dubai. As estradas que ligam a ilha ao continente são impecáveis! Fizemos o trajeto Dubai-Saadiyat Island com o pé nas costas, super bem sinalizado e estrada fantástica!

Duas estradas de 5 pistas interligam Dubai a Saadiyat Island. Nada como investir na infra-estrutura do país, não é não?
Grandes redes hoteleiras como Park Hyatt, Saint Regis, já estão funcionando a todo vapor. Os hoteis Rotana e Shangri-lá logo logo estarão fazendo parte do circuito.
Saadiyat Island: guarde esse nome – será um convite para os aficcionados na arte!
ADOREI TUDO QU ESCREVEU…………..